Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu (Thomeuzão)
Inaugurado nos anos 90, O Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu, conhecido popularmente por Thomeuzão, já sediou grandes eventos, campeonatos, e também foi palco de muitos Shows. Situado na Av. João Bernardo Medeiros, 233 - Jardim Bom Clima, tem capacidade para aproximadamente 9 mil pessoas. Interditado desde 2014, o ginásio é o maior da cidade. Atualmente não pode ser utilizado por falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Após idas e vindas de promessas de reforma, tanto da Prefeitura de Guarulhos, quanto do Governo do Estado, o que se sabe até agora é que o prédio e seu entorno estão jogados às traças, representando o descaso das autoridades com o patrimônio guarulhense.
​

Dinho, vocalista dos Mamonas Assassinas em seu primeiro e único show no Thomeozão – 06/01/96 – Foto: Márcio Monteiro
“Nós não somos de São Paulo. Nós não somos de nenhum lugar. Nós somos de Guarulhos”
“Nós não somos de São Paulo. Nós não somos de nenhum lugar. Nós somos de Guarulhos”. Foi uma das frases icônicas ditas por Dinho, no show da banda Mamonas Assassinas, quando fizeram pela primeira e única vez uma apresentação no Thomeuzão, no dia 9 de janeiro de 1996, dois meses antes do velório de todo o grupo que também ocorreu no Ginásio após o trágico acidente que tirou a vida dos meninos da banda.
​
Na época, o local era símbolo de grandes eventos na cidade, tais como o show do cantor Guilherme Arantes, em 1992.
Roberto Carlos foi outro grande nome que passou pelos palcos do Ginásio, em maio de 1997, num lindo show em homenagem ao Dia das Mães.
No esporte, o Ginásio além de famoso, também foi espaço para importantes atletas locais, nacionais, profissionais e amadores. Celebridades como Hortência e Magic Paula pisaram nas quadras do local.
Beatriz, 36 anos, auxiliar administrativa, pôde viver grandes momentos no local, inclusive nos Shows citados nessa matéria dos cantores Guilherme Arantes e Roberto Carlos. “Faz parte da minha história, vivi bons momentos com minha mãe nesses shows. No período escolar contávamos os dias para as Olimpíadas Interescolares, estar naquele lugar representava conquista e realização.”
Não se trata de qualquer local ou apenas mais um prédio as ruínas, o Thomeuzão é parte da história da nossa cidade, das vidas de milhões de Guarulhenses que tiverem a oportunidade de viver os melhores dias do Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu.
